Bougainville – A planta da semana

Ninguém consegue ficar indiferente a um jardim com uma majestosa Buganvília: a cor intensa das flores e os seus longos ramos verdes decoram paredes e muros.
Por esta altura do ano, de norte a sul do país podemos ver esta trepadeira nas entradas das casas ou das quintas.

Trata-se de uma planta de folha perene mas quando colocada em locais onde as noites são frescas pode apresentar-se como semi-caduca. Por isso em ambiente seco e quente (como o alentejo) é uma excelente planta de exterior. Se for a norte do país (noites frias) a melhor opção é em vaso para abriga-la no interior da casa das temperaturas baixas.
Em todos os casos o ideal desta planta é voltada a Sul uma vez que gosta de luz e temperaturas altas.
Gosta de solos bem drenados, ricos em matéria orgânica e solos ácidos (pH 5.5 – 6.0).
Antes de planta-la cave um buraco fundo e coloque fertilizante rico em fosfato para promover o crescimento radicular e estimular mais facilmente a floração.
Coloque a planta no buraco e pressione para que esta fique bem ancorada.
Como se trata de uma trepadeira coloque uma estreliça ou coloque-a encostada a uma estrutura (muros, casas ou abrigos).
A medida que a planta cresce vá tutorando-a à estrutura de apoio. Se a buganvília for plantada num vaso este tem de ter um furo e tapado com argila expandida para facilitar a drenagem. Esta planta é sensível a solos que sobram encharcamento.
Fertilize a planta especialmente entre a primavera até ao final do verão de forma a manter os seus lançamentos verdes e forte e as suas lindas e vibrantes.
Finda a floração é altura ideal para podar os ramos doentes e indesejados de forma a construir uma estrutura e guiar os novos lançamentos. Mas atenção nos primeiros anos evite muitas podas a planta porque esta ainda é jovem e frágil podendo mesmo morrer.

Buganvília em pleno alentejo

Por ser uma planta de folhagem perene não coloque perto de grelhas de retenção de água ou “colada” a outras plantas torna-se difícil e cansativo a sua limpeza. Opte por coloca-la isolada numa parede só assim irá apreciara em pleno a sua beleza como mostra imagem.

Gostou da planta desta semana?? 🙂 😉

Temos encontro marcado para a próxima semana!! 😀 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *