Alimentos que fazem bem ao coração

Comer bem é o primeiro passo para uma vida ativa e saudável. Alguns alimentos, por melhorarem a saúde cardiovascular, ajudam a manter o coração em boa forma.

Para quem procura qualidade de vida, os cuidados com a alimentação são fundamentais.

Com uma dieta equilibrada, é possível prevenir doenças e até tratar problemas de saúde.

Alguns nutrientes são muito benéficos para o funcionamento do organismo, diminuindo os riscos de pressão alta, AVC e enfarte.

Quais são os alimentos que fazem bem para o coração?

Azeite extra virgem

É o rei da Dieta Mediterrânica. O azeite tem sido cada vez mais apontado como um alimento amigo do coração. De acordo com o estudo europeu “Azeite+Global”, publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo regular de azeite reduz o risco de doença coronária, reforçando a importância e benefícios da Dieta Mediterrânica, onde o azeite é a principal fonte de gordura.

Alho

Pode ser consumido de várias formas e o resultado é sempre benéfico para o coração. O alho é considerado um dos melhores alimentos preventivos devido aos seus efeitos, sendo que alguns estudos mostram que o uso de suplementação de alho reduz a pressão arterial e o colesterol total.

Banana

Ela é rica em vitamina B e em minerais — como potássio, ferro e magnésio. O potássio ajuda a prevenir problemas na pressão arterial e protege os músculos, favorecendo o funcionamento do coração.
A banana é uma fruta muito versátil. Pode ser consumida nos lanches, em vitaminas, sobremesas ou até nas principais refeições.

Abacate

Por ser uma fonte de gordura boa (ômega 9), o abacate auxilia na redução do mau colesterol e diminui os riscos de problemas cardiovasculares.
Ele também contém vitaminas do complexo B e é rico em potássio. Ao ingerir essa fruta, os níveis de homocisteína são reduzidos, prevenindo a formação de coágulos e o entupimento de artérias.

Aveia

O destaque vai para o beta-glutano, uma classe de fibras solúveis que melhoram os níveis de colesterol e aumentam a saúde do coração. A aveia tem altas concentrações de beta-glutano que também pode ser encontrado em outros grãos integrais, farelo, trigo e cevada.

Espinafre

Rico em minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, com elementos tão importantes como o cálcio, ferro, magnésio, o espinafre é também composto por ácidos gordos essenciais ómega 3 que vão proteger o coração de doenças cardiovasculares.

Brócolos

Ricos em ácido fólico, zinco, ferro, cálcio, vitamina K, antioxidantes… Um alimento muito saudável e que ajuda a reduzir o risco de acidentes vasculares.

Laranja

Tal como outros frutos ricos em vitamina C, tem uma ação antioxidante que protege a saúde cardiovascular e ajuda a fortalecer o sistema imunitário, protegendo-o de infeções.

Nozes

Rico em ácidos gordos ômega-3, que protegem o coração.

Frutos vermelhos

São alimentos com propriedades anti-inflamatórias que reduzem o risco de doenças cardíacas. Contribuem para a eliminação de toxinas no organismo melhorando a saúde das artérias. Um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, Estados Unidos da América, mostrou que beber três copos de sumo de arando por dia pode elevar os níveis de colesterol HDL (“bom” colesterol) em 10% e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Vinho tinto

Certamente já ouviu dizer que um copo de vinho tinto pode ser muito benéfico para a saúde cardiovascular. Os antioxidantes presentes no vinho tinto podem ajudar a prevenir a doenças coronarianas, evitando o risco de ataque cardíaco. No entanto, o conselho é não ultrapassar os limites uma vez que o abuso de substâncias alcoólicas é prejudicial para a saúde.

Neste mês e sempre cuide o seu coração.

Fonte

https://www.medis.pt/mais-medis/saude-e-medicina/top-10-alimentos-fazem-bem-ao-coracao/
https://blog.drconsulta.com/2017/09/15/os-6-principais-alimentos-que-fazem-bem-para-o-coracao/
https://simplyflow.pt/alimentos-amigos-do-coracao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *