DIY Compota de abóbora

Após os festejos do Halloween sobram sempre as abóboras decoradas na cozinha e pensamos: O que vamos fazer com elas? Com tanto desperdício alimentar e pessoas à fome não podemos sem mais um que após a festa deixa no lixo comida.

Por isso e como estamos bem próximos do natal é a altura ideial para pensar nos cabazes e começar a preparar alguns mimos para quem mais gostamos. Mas esta receita pode ser feita em qualquer altura do ano. Sabe sempre bem compotas com bolachas ou pão para o lanche a meio da manhã ou da tarde.

Ingredientes:

  • 3 kg de abóbora cortada em pedaços sem casca
  • 2 paus de canela
  • 1 kg açúcar
  • 250 ml de sumo de laranja

Receita:

Limpe as abóboras de forma a ficarem sem sementes  e corte aos cubos.

De seguida junte as abóboras, o açúcar, a canela, o sumo de laranja num tancho largo e leve aquecer em lume brando durante 1 hora.

Quando a abóbora estiver cozida e só passar a varinha mágica para ficar em pápa.

Se seguida há que guardar em frascos de vidro  previamente limpos e secos reaproveitados.

Com a ajuda de um funil enchemos até o topo do frasco.

Com os frascos cheios de compota o passo seguinte é tratar da conservação: para isso colocamos num tancho com água os frascos virados ao contrário de forma a criar vácuo e assim conservamos a compota por mais tempo. Como não tenho uma panela de pressão uso uma panela normal durante 10 min em lume brando.

Depois é só retirar os frascos e deixar arrefecer.

Como sugestão: Pode sempre juntar nozes, pinhões ou uvas-passas ao preparado e depois é só aproveitar com umas bolachas ou como recheio para bolos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *