Porquê que há azevinhos que não têm bagas vermelhas?

Com a véspera de natal quase a chegar todos queremos ter nossa casa um arranjo florar com ramos de azevinho com bagas (as bolinhas vermelhas) ou plantar no jardim este exemplar. Este pequeno arbusto médio porte chamado de Ilex aquifolium é nativo da Europa Ocidental e Meridional, tem folhas espinhosas, bagas vermelhas e pode atingir os 25 metros de altura. É uma especie bem adaptada as condições exteriores e consegue tornar os solos mais nutritivos por isso é uma das espécies mais interessantes do meio ambiente.

Mas deparamos que nem todos os azevinhos tem bagas já que este arbusto de médio porte é uma espécie dioica, ou seja, as flores femininas e masculinas não crescem no mesmo pé. Existem exemplares feminino e masculino pelo que é necessário em exemplar masculino para polinizar as flores do exemplar feminino e originar as bagas.

Porém os 2 sexos dão origem a flores ligeiramente diferentes: As flores do masculinas são brancas ou ligeiramente amarelas e as flores femininas são em tons cor de rosa.  Por outro lado, o formato da flor é diferente: a flor masculina está organizada em grupos axilares e esta diferenciação só se consegue ver a partir do 4 ano da planta, época de floração é na primavera e frutificação entre outubro e dezembro.

Mas paralelamente já existem disponíveis no mercado cultivares e híbridos monoicas ou seja têm no mesmo pé flores masculinas e femininas em simultâneo.

Artigos relacionados

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Para mais informações consultar a politica de privacidade.