O que plantar / semear no mês de Março – Tarefas de jardim e horta

Com a primavera à porta neste mês de março já se notam os dias mais longos e o calor na hora de almoço, Março, marçagão, de manhã inverno à tarde verão. O tempo de chuva já começa a dar tréguas o que convida a passar mais tempo no jardim ou a cuidar da horta. É o mês em que tudo volta a ter vida desde da fauna à flora, tudo renasce, floresce, ninda-se. Por isso neste mês não podemos descuidar das seguintes tarefas:

  • Termine as podas de inverno principalmente em roseiras, diospireiros, macieiras, figueiras, pereiras e outras fruteiras que estejam a abrolhar.
  • Manutenção  do sistema de rega. É normal com o aproximar do verão e com o terminar da época as chuvas (mais frequentes) necessitar de regar as culturas já instalados e por isso neste mês aproveite que o solo ainda tem alguma humidade para verificar o correto funcionamento do sistema de rega.
  • Em caso de seca, regue preferencialmente pela manhã.
  • Aproveite o composto resultante da compostagem caseira e incorpore no solo.
  • Se tem roseiras, camélias, videira e citrinos, esta é uma boa altura para fazer um tratamento preventivo para controlar efeitos provocado pela mosca branca, nóctuas, pedrado, afídeos e cochonilha. Quanto aos pessegueiros deve fazer pulverizações preventivas com calda bordalesa para controlar crivado e lepra.

Março de ano bissexto, muita fome e muito mortaço

Se está indeciso (a) com as especies a semear / plantar na horta ou no jardim aqui está uma lista que pode ajudar lo (a):

O que pode semear semear na horta:

 Abóbora, alface, acelga, agriões, alho francês, aipo, beterraba, cebola, cenoura, chalotas, couves, couves brócolos, couve repolho, couves roxas, ervilhas, espinafres, favas, feijão de trepar, lentilhas, melão, melancia, meloa, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa, tomate.

Aromáticas: Cebolinho, coentros, funcho, orégão,  manjericão e salsa.

O que pode semear no jardim:

Amores-perfeitos, cravos, chagas, cravinas, crisântemos, ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, goivos, perpétuas, petúnias, papagaios, sécias.

O que pode plantar na horta:

Alhos, alfaces, alho-porro, acelgas, batatas, cebolas, couve-flor, ervilhas, escarolas, espargos, espinafres, favas e rabanetes.

O que pode plantar no jardim:

Arvores de fruto: Amoreiras, framboesas, groselheiras, macieiras, pereiras, mirtilos, morangueiros, castanheiros, avelheira.

Vento de Março e chuva de Abril, vinho a florir.

Se gostou deste artigo e quer ver mais?

Então seguia-nos em Facebook, Instagram e subscreva o canal no Youtube.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Para mais informações consultar a politica de privacidade.