O que plantar / semear no mês de Abril – Tarefas de jardim e horta

“Abril, águas mil” assim diz o ditado popular e neste mês há muitas espécies que pode semear ou plantar na horta ou reformular o seu jardim exterior ou interior. Agora que estamos por casa devido ao Covid 19 e o tempo já não é uma desculpa válida para não tratar daquele canteiro que teima em não ficar bonito.

Tarefas do mês:

Com o avançar para época quente muitas das plantas perenes como as fruteiras e arbustos com flor entram no estado de plena atividade. Finda o repouso vegetativo é fundamental fertilizar estas plantas para um arranque na produção vegetativa uniforme de flores e de frutos.

Manutenção do sistema de rega

O mês de abril é famoso pelas chuvas primaveris, contudo não podemos descuidar da manutenção ou revisão do sistema de rega, poços ou furos. Por vezes a primavera é um pouco mais ventosa e este elemento tem uma ação negativa sobre as plantas já que promove a desidratação vegetal e por isso, em períodos de seca deve regar mais vezes as plantas.

Quem nunca ouviu falar em geadas negras na primavera? São devastadoras para a agricultura num ponto geral já que, em pleno mês de abril as fruteiras como os citrinos encontram se em flor e uma forte geada, queima os botões florais.

Como prevenir?

Estar atento(a) às condições atmosféricas e ao final do dia (início de noite) regar sobre forma de neblina as plantas. Nota: não deve exagerar neste tipo de regas já que em excesso promove a instalação de fungos.

Manutenção do relvado:

Aproveite este mês para verificar o estado do seu relvado já que é a melhor altura para adubar, semear ou plantar em zonas onde o relvado anterior não cresceu e também promover o arejamento. O arejamento do relvado é uma prática de deve fazer sempre em meia estação, ou seja, na primavera ou no outono que permite ao solo “respirar”. Promove o enraizamento das raízes, assimilação e disponibilização dos nutrientes e da água.

Como fazer?

  1. Pegue numa forquilha e perfure o solo até 10 cm mas sem arrancar o relvado.
  2. Faça repetidamente em ziguezague até todo o terreno estar completo.
  3. Depois espalhe o adubo rico em azoto e as sementes de forma a estabelecer a área toda.
  4. Com a ajuda de um ancinho (a parte das costas) uniformize o terreno se for o caso.
  5. Paralelamente, também pode arrancar as infestantes como dente de leão, trevo-bravo, poa-comum que possam nascer.

Manutenção vegetal (podas)

Aproveite este mês para podar as sebes, podar os ramos secundários (ladrões) das fruteiras e retirar infestantes como allium triquetrum. 

Manutenção sanitária

Com o aumento da temperatura verifica-se igualmente um aumento de pragas como piolhos, pulgões, lapas e outros insetos assim como fungos como pedrado nas pomóideas. Para o controlo dos afídeos sempre pode aplicar sabão potássico que mostra aqui o vídeo.

O que pode semear na horta:

Hortícolas: Abóbora, acelgas, agrião, alface, batata beterraba, brócolos, cenoura, chicória, couve-galega, curgete, espinafre, ervilha, favas, feijão, feijão-verde, melão, melancia, melão, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanete, rúcula, tomate (abrigado)

Aromáticas: calêndulas, capuchinhas, cominhos, girassol, salsa, tomilho.

 

O que pode semear no jardim:

Alegrias do lar, petúnias, relvado (Pennisetum, Cynodon Zoysia, Lolium perenne, Poa pratensis, etc)

 

O que pode plantar na horta:

Hortícolas: Alfaces, acelgas, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, batata, beterraba, beringela, couves, brócolos, cebolas, cenouras, chicória, couves, curgete, pimentos e malaguetas, tomate (abrigado)

Fruteiras: amoras, framboesas, groselhas, mirtilos, laranjeiras, limoeiro, morangos.

Aromáticas: Alecrim, calêndulas, coentros, cebolinho, erva-cidreira, estragão, funcho, hortelã, loureiro, orégão, segurelha, tomilho

O que pode plantar no jardim:

Alergias da casa, begónias, cravinas, campânulas, dálias, gerânios, girassol, gladíolos, jarros amarelos, medronhos, petúnias, próteas, roseiras, tagetes, zínias.

Em Abril, cada pulga dá mil

Se gostou deste artigo e quer ver mais?

Então seguia-nos em Facebook, Instagram e subscreva o canal no Youtube.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Para mais informações consultar a politica de privacidade.