O que plantar / semear no mês de Junho – Tarefas de jardim e horta

“Junho floreiro, paraíso verdadeiro”
já dizia o ditado popular,
que neste mês de santos populares
há tarefas que não podemos descuidar.

Tarefas do mês:

Neste mês de junho a chuva e o vento forte fizeram estragos para as colheitas em algumas fruteiras como cerejeira. Por isso monitorize bem o tempo atmosférico e se for o caso pense em colocar redes anti granizo para fruteiras de baixo porte (mirtilo, framboesa, etc).

Tenha atenção à sanidade da sua horta ou jardim: como algumas fruteiras já estão com os primeiros frutos em crescimento deve ter um cuidado redobrado no controlo de pragas (como os afídeos, cochonilhas, formigas, psila, etc) e as doenças (míldio, oídio, pedrado, etc). Nós por cá recebemos via mail os avisos agrícolas da região norte para monitorizar da melhor forma mas, claro não substitui uma visita de campo para verificar o estado sanitário das plantas.

Apesar de ainda haver chuva, não descuide da rega. Regue com mais frequência o seu jardim especial os relvados ou na horta com as plantas em floração.

Adube (com adubo rico em micronutrientes) as plantas de preferência as que estão em floração: elementos como o boro, molibdénio são fundamentais para uma floração homogênea e vigamento do fruto. Por outro lado, nós por cá usamos a “mesinha” de borras de café e as cascas de ovo: trituramos tudo e diluímos em água. Aplicamos no substrato e desta forma a planta fica enriquecida em azoto, potássio, fosforo e cálcio.

Aproveite para fazer as primeiras colheitas das sementeiras feitas no inverno-primavera como o caso da batata de inverno.

O bom do mês de junho é que podemos semear ou plantar de tudo na horta ou no jardim. Assim sendo se ainda não fez as suas sementeiras o ideal é aproveitar este mês com mais feriados e colocar as mãos na terra.

O que pode semear na horta:

Hortícolas:  abóboras, agrião, alface, beterraba, cebolas, cenouras, chicória, curgete, ervilhas, espinafres, feijão-verde, pepinos, milho, rabanetes, rúcula;

Aromáticas: Um pouco de tudo: cebolinho, coentros, manjericão, salsa, tomilho, stevia;

O que pode plantar na horta:

Hortícolas: abóbora, agrião, alface, beterraba, brócolos, cenoura, couves, espinafres, feijão, melão, melancia, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, repolho, tomate.

Fruteiras: cucurbitáceas (meloa, melão, melancia) e pequenos frutos (groselhas, amoras, mirtilo) maracujá e morangos.

Aromáticas: Um pouco de tudo também: alecrim, camomila, cebolinho, coentros, erva-cidreira, estragão, hortelã, loureiro, óregãos, salva, stevia.

O que pode semear no jardim:

Relvado (Pennisetum, Cynodon Zoysia, Lolium perenne, Poa pratensis, etc)

O que pode plantar no jardim:

As flores da época: Hydrangeas, petúnias, tagetes, zínias.

Se gostou deste artigo e quer ver mais?

Então seguia-nos em FacebookInstagram e subscreva o canal no Youtube.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Para mais informações consultar a politica de privacidade.