O que plantar / semear no mês de Agosto – Tarefas de jardim e horta

Em agosto, toda a fruta tem gosto,

já dizia o ditado popular e neste mês a fruta come-se ao pé.

Tarefas do mês:

Os dias são mais longos por isso há que aproveitar para: Regar, mondar, adubar tudo e tratar das pragas e doenças…

Colheitas, colheitas e mais colheitas. No mês de agosto colhemos hortícolas (alfaces, alho, aromáticas, batata, cebolas, cenouras, couves, espinafres, ervilhas,  melão, melancia, pepino, pimento, tomate, …) e fruteiras (pêssegos, amoras, maçãs, peras, …)

Como as plantas estão no auge seu crescimento vegetativo são necessárias mais podas de limpeza em canteiros e nas entrelinhas das horta, para controlar as nossas culturas e também as infestantes.

Tenha atenção à sanidade da sua horta ou jardim: como algumas fruteiras já estão com os primeiros frutos em crescimento deve ter um cuidado redobrado no controlo de pragas (como os afídeos, cochonilhas, formigas, psila, etc) e as doenças (míldio, oídio, pedrado, etc).

Nós por cá recebemos via mail os avisos agrícolas da região norte para monitorizar da melhor forma mas, claro não substitui uma visita de campo para verificar o estado sanitário das plantas. Deste modo vigie as videiras, os citrinos, tomateiros e morangueiro já que são das culturas mais sensíveis este mês.

Apesar de ainda não haver chuva, não descuide da rega. Regue com mais frequência o seu jardim especial os relvados ou na horta com as plantas em floração. Tenta cuidado com o calor e não molhe as folhas quando o sol estiver alto. E preferível regar em neblina ao final do dia.

 

O que pode semear na horta:

Hortícolas:  abóboras, agrião, alface, berinjela, beterraba, cebolas, cenouras, chicória, couve-bruxelas, couve-nabiça, couve-flor, courgette, ervilhas, espinafres, feijão de trepar, pepinos, milho, nabo, rabanetes, rabano, repolho, rúcula, tomate.

Aromáticas: Um pouco de tudo: cebolinho, coentros, manjericão, salsa, tomilho, stevia;

 

O que pode plantar na horta:

Hortícolas: abóbora, agrião, alface, beterraba, brócolos, cenoura, couves, espinafres, feijão, melão, melancia, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, repolho, tomate.

Fruteiras: cucurbitáceas (meloa, melão, melancia) e pequenos frutos (groselhas, amoras, mirtilo) maracujá e morangos.

Aromáticas: Um pouco de tudo também: alecrim, camomila, cebolinho, coentros, erva-cidreira, hortelã, loureiro, óregãos, salva, stevia.

O que pode semear no jardim:

Relvado (Pennisetum, Cynodon Zoysia, Lolium perenne, Poa pratensis, etc), amor-perfeito, papoilas, facélia, cosmos.

 

O que pode plantar no jardim:

As flores da época: Cravos- túnicos, goivos, gipsófilas, hydrangeas, misótis, petúnias, salvas, sardinheiras, tagetes, zínias.

Este mês de agosto é ideal para pensar em plantar bolbos de inverno tais como anémona, frésias, crocos, jacintos, muscari, narcisos, alho-ornamental, nerine, tulipas entre outros.

Se gostou deste artigo e quer ver mais?

Então seguia-nos em FacebookInstagram e subscreva o canal no Youtube.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Para mais informações consultar a politica de privacidade.