Guia das plantas: como cuidar das plantas durante as férias?

Passamos o ano interior a suspirar pelas merecidas férias que quando terminam, pensamos logo nas seguintes. Organizamos o destino, roupas a levar e pedimos a alguém da nossa confiança para vigiar a nossa casa e, claro cuidar das nossas plantas. Mas nem todos temos a “sorte” de ter alguém para cuidar delas por isso aqui tem uma lista como cuidar das plantas durante as férias.

 

Plantas de Interior:

Faça uma poda de limpeza: Remova todos os ramos, folhas velhas e secas para além da planta economizar em energia também estimula novos rebentos.

Imagem de zoosnow por Pixabay

Coloque as plantas próximas umas das outras de forma a criar um microclima mais húmido dentre elas, mas tenha atenção ao porte delas: as plantas maiores não devem sombrear as mais pequenas, por isso coloque as plantas de baixo porte à frente destas. Agrupe conforme a natureza das plantas: crie grupos de plantas de folhas larga, grupo de suculentas, grupo de plantas de meia sombra, sombra e sol pleno. Como têm características semelhantes criam uma simbiose entre elas.

 

Quem não conhece o método do cordel molhado? Já que colocou as plantas próximas umas das outras aproveite para colocar a ponta de um cordel no solo da planta e a outra ponta mergulhada num copo com água. Por captação das raízes a água passar pelo cordel mantendo o bolbo radicular húmido. Convém o copo com água ser um pouco maior (mais água) e mais alto que as plantas que estão a ser hidratadas.

 

Coloque um prato com pedrinhas e água na base do vaso se a sua ausência for por poucos dias. A água na base possibilita um ambiente mais húmido para as plantas, mas também se evapora mais depressa que o método do cordel molhado. Da mesma forma, se tiver uma banheira ou bacia enorme (tipo banheira dos bebes) pode aproveitar para colocar um pouco de água no fundo e submergir a base do vaso.

 

Uma queimadura solar numa folha de Antúrio

Cuidado com o sol. Como não há renovação de ar em pleno o ambiente no interior de casa será um pouco mais seco. Afaste as plantas do sol pleno (em excepção as que preferem este ambiente) para o seu substrato não secar em poucos dias nem queimar as folhas com os raios solares incidentes. Por isso, coloque as plantas num local mais arejado da casa por exemplo a cozinha ou na casa de banho se tiver luminosidade.

 

No caso de plantas de grande porte vale a pena colocar em cada vaso uma garrafa de água invertida ou gel hidratante (Dry Water) que vendem em qualquer loja de jardinagem. Esta irrigação dura pelo menos 10 dias.

 

Imagem de Vane Monte por Pixabay

Use casca de pinheiro sobre o solo junto ao colo da planta assim retém mais humidade nas primeiras camadas do substrato.

Cuidado para não afogar as plantas antes de ir de férias

Por outro lado, se tiver alguém a quem deixar a casa relembre sempre que nem todas as plantas tem a mesma necessidade em água:

Plantas em floração ou em frutificação necessitam de mais água.

Plantas em vasos de terracota necessitam de mais água que as plantas em vaso plástico. A terracota é poroso e também absorve uma quantidade de água que a planta não absorve.

Catos e suculentas: na sua generalidade são plantas que não necessitam de tanta água já que as suas folhas a retém e aguentam até 15 dias sem regas. Excesso de água é o principal fator pela morte delas.As hortícolas e aromáticas devem ser regadas mais vezes já que o número de horas de sol e o calor estimula o seu crescimento.

 

Veja também: Como cuidar de plantas de interior

 

Plantas de exterior:

Faça uma poda de limpeza: retire somente as folhas e os ramos secos ou mortos. A maior parte das fruteiras estão em frutificação nesta altura do ano e, por isso, necessitam de toda a energia canalizada com os seus frutos desenvolverem-se de forma homogénea.

Imagem de Patricia Alexandre por Pixabay

Na horta aumente a profundidade dos regos de drenagem para além de reter mais água também ajuda a manter o sistema radicular mais húmido. Verifique se o seu sistema de rega funciona em pleno e opte por um programador automático de forma a irrigação seja constante.

 

Uma planta limpa é sempre uma planta sã

 

Em suma, antes de fazer uma grande viagem de carro ou de avião:

Limpe as plantas e os seus canteiros,

Adicione adubo líquido na água de rega para que além de hidratadas também estejam saudáveis.

 

Se gostou deste artigo e quer ver mais?

Então seguia-nos em FacebookInstagram e subscreva o canal no Youtube.

Imagem de capa Phichit Wongsunthi por Pixabay

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Para mais informações consultar a politica de privacidade.

O que plantar / semear no mês de Novembro – Tarefas de jardim e horta

Ver Artigo