Guia das Plantas: Como poupar água no jardim e horta

Como manter as plantas hidratadas quando as temperaturas sobem e está um calor que nem nós aguentamos. Mas as próprias plantas têm o seu mecanismo interno que lhes permitem ajustar quando o calor se faz sentir. Porém nós sempre podemos dar aquela ajuda extra para manter-las as plantas hidratadas e também poupar ou rentabilizar a água no jardim, horta ou plantas de interior (plantas envasadas).

Todos nós sabemos que sem água não há vida e como se trata de um bem tão valioso e escasso, há que ter atenção como se usa e quando se usa para conseguirmos poupar ao máximo e rentabilizar-la no jardim e horta.

Por isso aqui está uma lista e irá ajudá-lo(a) a poupar água no seu jardim, horta e plantas envasadas:

1 Faça uma revisão ao sistema de rega

Pode ser automático como manual, a sua funcionalidade deve estar impecável, ou seja, não ter fugas, ligações danificadas, bico obstruídos. Deve verificar o alcance do bico sempre que rega para analisar se há ou não zonas onde a irrigação é subpostas ou zonas não regadas.

Sistemas de rega permitem ao operador um maior controlo de débito de água

2 Promova a drenagem

Nas plantas de interior ou plantas envasadas deve verificar se ao regar por cima em poucos segundos a água aparece na base. Se sim, ótimo o substrato drena bem a água o que para as plantas na sua generalidade é benéfico já que não sofrem de asfixia radicular e mantem as raízes saudáveis.

Senão, então deve mudar o substrato da planta para um mais leve, ou seja, um substrato onde na sua composição tenha perlite ou vermiculite. Estes elementos tornando o substrato mais poroso o que facilita a que a água penetre, escoe e não dificulta o desenvolvimento radicular.

Nos vasos é muito importante que estes sejam furados, deve preencher como uma camada de argila expandida, uma manta geotêxtil e o substrato.

Nas plantas de exterior veja como água se comporta: regue e se em segundos ela escoar (infiltra-se no solo) então significa que o solo é permeável e permite a drenagem. Senão, o ideal será incorporar matéria orgânica ou composto orgânico nas entrelinhas no solo para que este altere a estrutura do solo nas primeiras camadas e permita a infiltração da água.

Use sempre vasos com furos de dranagem

Veja também: Como cuidar de plantas interior

3 Use um prato com pedrinhas e evite vasos de terracota

Em todas as plantas envasadas sejam de interior ou exterior deve usar um prato com pedras na sua base do vaso. Muita atenção com a água depositada porque água a mais para além de potenciar odores desagradáveis, danificar o sistema radicular e atrai insetos. Vasos de terracota são lindos adornos decorativos com uma planta verde, mas como o seu material é poroso parte da água de rega para o vaso e não para a planta.

Vasos de terracota  use em plantas menos exigentes em água

4 O momento ideal da rega

Regue à noite, há uma maior economia de água, maior conforto hídrico, a noite é mais fria que o dia e ponto de orvalho que contribuem para refrescar o ambiente à volta. E rege sempre o solo e não as folhas. As espécies cuja folhagem tem pelos como a Calatheas são sensíveis água nas folhas onde se trona um foco para fungos.

 

5 Agrupe as plantas

Em plantas envasadas coloque próximas uma das outras que criam um microclima mais húmido e não precisará de regar com tanta frequência. Nas plantas em local definitivo o melhor é plantar com um espaçamento mais curto sem que haja sombreamento entre elas.

Bem juntinhas para reter a humidade
Rege preferencialmente à noite

6 Opte por espécies mais resistentes à seca

Nada melhor que para poupar água é rentabilizá-la com espécies de plantas que não sejam tão exigentes na rega ou que aguentam períodos de seca como o caso do alecrim ou plantas nativas.

Suculentas são sempre uma boa opção

Veja também: Como cuidar das plantas durante as férias

7 Recolha água da chuva

Se poder, tiver espaço para baldes de retenção ou mecanismos que permitem armazenar á água da chuva. Senão e se vive um apartamento use um balde e coloque na varanda para reter o máximo de água ou reaproveite a água inicial do duche.

Tem mais influência na planta regar à noite do que regar de dia. Parte dessa água evapora-se e não chega a ser infiltrada pelo solo.

8 Coloque uma cobertura morta à volta das plantas

Uma cobertura morta colocada na base das plantas pode ser constituída por casca de pinheiro, argila expandida ou palha. O importante é que o solo não estejas descoberto onde potencia a evaporação da água sem que esta chegue às raízes. Esta cobertura promove um ambiente mais húmido perto das raízes sem que estas asfixiem.

Revista a base das plantas com casca de pinheiro

9 Elimine as infestantes

São plantas espontâneas que iram competir em espaço, nutrientes e água com as nossa plantas por isso o ideal será arrancá-las.

 

10 Crie microclimas mais húmidos

No caso de espaços ao ar livre como o jardins e horta, opte por plantar espécies se sirvam de sebes ou plantas de bordadura. Estas têm uma dupla função: para além de torna-se o ambiente que rodeia mais húmido, estas também protegem contra os ventos. O vento forte tem uma ação negativa nas plantas: para além de acamar (elas crescem direcionadas na lateral) o que é um esforço adicional para o desenvolvimento para a planta, o vento também as desidrata.

No caso de um jardim use plante um sabe de Camélia japônica

Dica Extra

Use o seu dedo ou mão para verificar a humidade do solo. Consoante o tamanho da planta, a água disponível para o solo não está nos primeiros centímetros, por isso é necessário ir um pouco mais além para verificar se vale a pena ou não regar a planta.

 

Se gostou deste artigo e quer ver mais?

Então seguia-nos em FacebookInstagram e subscreva o canal no Youtube.

 

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Para mais informações consultar a politica de privacidade.

O que plantar / semear no mês de Novembro – Tarefas de jardim e horta

Ver Artigo