O que plantar / semear no mês de Setembro – Tarefas de jardim e horta

O calor de agosto veio perdurar em setembro, já que ainda não há previsão de chuva no norte do país para as próximas semanas. Deste modo, e com os dias quentes e longos, o ideal neste mês de regresso à rotina a tarefa de jardim e horta é redobrar a hidratação das plantas. Colheitas, sementeiras e podas são algumas tarefas que pode fazer na horta e jardim.

Contudo, é também um mês de arranque para muitas culturas em sementeiras e plantações para ter uma primavera em abundância. Com os dias ainda bem quentes e longos o ideal e pensar onde irá plantar bolbos de inverno e também semear as primeiras couves para o seu natal. Veja a lista de tarefas e saiba aqui o que pode plantar e semear em setembro e quais as tarefas na horta e jardim.

Vindima molhada, pipa depressa despejada, assim diz o ditado popular que agosto arder, setembro beber.

Tarefas do mês:

Plantas de exterior

Verifique o sistema de rega funciona em pleno, ou seja, se não há áreas no jardim ou horta com défice hídrico. Deste modo, ao meio dia o sol ainda é bastante forte ocorrendo picos de calor e por isso mesmo que as hidratações das plantas de exterior não devem ser descuidadas para consequentemente não provocar desequilíbrios.

Como caminhamos a passos largos para o inverno que na generalidade das plantas coincide com o repouso vegetativo é crucial não haver bloqueios internos e para um despertar vigoroso.

Por outro lado, se vai começar as sementeiras de inverno – primavera não se esqueça que uma boa preparação do solo já que é meio caminho andado para a colheita. Aproveite este mês para incorporar matéria orgânica e um fertilizante azotado no solo antes das sementeiras ou plantações nas hortícolas e nas fruteiras.

Veja também: Saiba como ter uma horta de sucesso

Sabe quem adora dias quentes e noite frias??? As pragas e doenças e por isso mesmo e depois de tanto esforço a cuidar das fruteiras na reta final para a colheita não podemos mesmo relaxar, temos de aplicar algumas mesinhas “biológicas” para controlar as surpresas indesejáveis sem ter de esperar pelo intervalo de segurança.

Aproveite para colher tudo que tiver na horta ao nível de hortícolas (alface, tomate, beringela, pimentos, curgetes) como fruteiras (framboesa, mirtilos, morangos). Quando terminar as colheitas está aqui uma boa altura para podar as fruteiras e as roseiras.

Para além disso, retire os bolbos de verão como gladíolo, faça podas de limpeza para plantas que já floriram e retire as infestantes para não competirem em espaço e água.

Já se pode retirar o bolbos de verão

Plantas de interior

7 Nas plantas de interior deve aproveitar para mudar de vaso aquelas plantas cujas raízes já sair e mudar o substrato. Por outro lado, promova a drenagem para que as plantas envasadas não fiquem em stress hídrico. Por outro lado, aproveite para limpar as folhas e retire as amarelas ou secas. Contudo, tenha atenção à humidade à volta das plantas, uma vez que, um prato com pedrinhas na base é o ideal para as plantas envasadas.

Para plantas que necessitam de humidade extra, um prato com pedras na base

 

Veja também: saiba como poupar água no jardim e horta

 

O que plantar e semear na horta:

O que pode semear na horta:

Hortícolas: Acelgas, Alface, alho francês, brócolos, canónicos, cebolas, cenoura, couves (para o natal), espinafres, nabos, rabanetes, rúcula

Aromáticas: anis, borragem, coentros, endro, lavanda, manjerona, orégãos, salsa, sálvia, tomilho

O que pode plantar na horta:

Hortícolas: Alfaces, aipo, alho-francês, agriões, beterraba, couves-brócolo, couve-Bruxelas, couve-flor, couve-galega, couve-lombarda, couve nabiça, couve repolho, cenoura, ervilhas, favas, rabanetes.

Fruteiras: fisális, romãs, pereiras, macieiras, diospiro, morangueiros

Aromáticas: alecrim, manjericão, tomilho, orégãos, hortelã

Mês de fisális

O que plantar e semear no jardim:

O que pode semear no jardim:

Amores-perfeitos, calêndulas, cravos, ervilhas de cheiro, gipsolias, gloria da manhã, margaridas, prímulas, papoilas, relvado,

O que pode plantar no jardim:

Amores- perfeito, ciclâmenes, crocos, jacintos, miosótis, muscaris, narcisos, tulipas

Em suma, como setembro é o novo janeiro, um mês de inícios está aqui uma boa altura do ano para renovar o jardim ou os canteiros à volta da casa com novas plantas ou com bolbos de inverno ou com cuidado extra as plantas que já existam.

 

Se gostou deste artigo e quer ver mais?

Então seguia-nos em FacebookInstagram e subscreva o canal no Youtube.

Deixe o seu comentário

4 thoughts on “O que plantar / semear no mês de Setembro – Tarefas de jardim e horta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Para mais informações consultar a politica de privacidade.